Uma das melhores maneiras de se preparar para uma crise corporativa é antecipar os possíveis cenários críticos que possam surgir e mudar os “tempos de paz” da empresa.

Isso envolve identificar as ameaças potenciais, avaliar o impacto que cada uma delas pode ter na empresa, nos negócios ou em seus produtos e desenvolver planos antecipativos de crise para lidar com cada situação.

Outra parte importante da preparação para uma gestão de crises eficaz é estabelecer uma equipe de gerenciamento de crises, que podem ser chamados de Time de Crises ou Comitês de gerenciamento de crises.

O grupo deve incluir representantes de todas as áreas da empresa e ser treinado para lidar com todos os aspectos de uma crise, incluindo a resolução dos problemas decorrentes gerados pelo evento deflagrador, como também a comunicação que deverá ser estabelecida com os públicos envolvidos e afetados, além de ser um grupo com poder e influência interna para decidir sobre a gestão dos recursos disponíveis para lidar com as situações extremas decorrentes do fato que ocasionou a crise.

Tenha planos antecipativos de crise bem definidos! Estabeleça papéis e responsabilidades para os executivos que fazem parte do Comitê de Crises e conheça bem e antecipadamente os cenários que poderão tirar a sua empresa das águas tranquilas.

As ameaças e as condições do mercado mudam constantemente, portanto, é importante que a empresa esteja sempre atualizando e revisando seus planos e as ameaças que poderão se transformar em um cenário concreto de crise.

A gestão de crises deve ser vista como uma parte fundamental do planejamento empresarial e ser considerada uma prioridade em todas as empresas.

 

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